Release

A história da Somato começa em 2009. O primeiro ensaio aconteceu no dia 25 de maio desse ano, depois de um convite para abrir um show para o músico Dante Ramon Ledesma, que tocou na comemoração dos 50 anos da Revolução Cubana.

A partir daí a banda realizou uma série de shows e gravou um EP com cinco músicas. De março a junho de 2010 a banda viajou para fazer shows na Europa, após um convite para tocar o evento Jeudis Rouges (Lille/FR) e continuou a viagem tocando pela Bélgica, Holanda, Áustria e França, onde realizou suas duas últimas apresentações na Fête de la Musique, em Paris.

Neste mesmo ano, de volta à Ilha, a banda foi selecionada para tocar no I Festival de Música da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC) com a música Sensato.

Durante o ano de 2011 a banda seguiu com os ensaios, dando ênfase às músicas próprias no intuito de começar a montar um novo CD. Neste ano a banda foi selecionada para tocar no II Festival de Música da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC) com a música Le Feu d'Amour, e ainda para tocar no festival independente UFSCTOCK (Florianópolis, SC), e no FEIA, Festival do Instituto de Artes da Unicamp (Campinas, SC). Ainda em 2011 a banda participou de duas edições do "Dessa para uma muito melhor", bazar de trocas promovido pelo Wake Up Colab (Curitiba, PR), dividindo os trabalhos musicais com Trombone de Frutas.

Ao final do ano de 2011 a banda, juntamente com outras bandas da cena independente de Florianópolis (Blame, Califaliza, entre outras) formaram o renovado coletivo "O Clube", no intuito de promover as bandas independente de música autoral de Santa Catarina de forma colaborativa, e desde então a Somato vem participando das diferentes ações promovidas pelo coletivo.

Recentemente o grupo foi selecionado para tocar na Maratona Cultural (Florianópolis, SC) e ficou em primeiro lugar na votação do concurso nacional Bis Pro Rock, caindo no gosto dos jurados (entre eles Roger - Ultraje a Rigor, Andreas Kisser - Sepultura e China - MTV) sendo a banda selecionada pelo juri para tocar no Festival Abril Pro Rock, que acontece há 20 anos em Recife (PE), dividindo os trabalhos musicais com Los Hermanos, A Banda Mais Bonita da Cidade e Tibério Azul.

A banda trabalha tanto com composições próprias como com versões peculiares de artistas de diversas origens e gêneros. As influências têm sua raíz no Rock, mas passam pelo folclore latino-americano, chanson française, música erudita e música popular brasileira.

Atualmente a banda prepara a gravação de um novo CD independente, com aproximadamente 14 músicas.